Empreendendo com ativismo

Bioma Food Hub & Food Ventures Hub em conversa com Dani e Fabio Zukerman_

Uma franca conversa com Dani e Fabio Zukerman mostrou que quando o objetivo é claro e a intenção é genuína, o caminho a ser trilhado é muito mais agradável — independente das pedras no caminho (que sempre haverão).

Dia 1 de maio, dia do trabalho. Uma sexta-feira atípica. Era feriado, mas já perdemos um pouco a percepção de que trabalho só se trabalha de segunda a sexta—e de que feriado é dia de não fazer nada—não é mesmo?!

Nesse 1 de maio, inclusive, durante a conversa de pouco mais de 1 hora e 30 minutos entre o casal Dani e Fabio, Augusto Terra, e eu (Juliana), o próprio Fabio comentou que trabalhar aos sábados em sua prévia ocupação nunca foi tão prazeroso quanto acordar no meio da madrugada para resolver dilúvio em seu restaurante em São Paulo.

Um casal que caminha junto, mas que nem sempre compartilhou dos mesmos propósitos, hoje vive em sintonia (diria que total). Ela, estudiosa, aplicada à causa, fiel a seus propósitos e ávida por fazer desse um mundo melhor através da alimentação. Ele, um empreendedor nato. No momento que veganizou e entendeu que aquele realmente era o caminho para um planeta melhor, esse virou seu objetivo de vida: tornar a comida antes tida como sonsa, sexy—e disponível para todos. Assim eles definiram o início dessa jornada: como o encontro da indulgência com a saudabilidade.

Antes fã de junk food e com o peso acima da média, Fabio conta que foi em seu processo de transformação pessoal que entendeu que empreender pela causa fazia todo sentido. E quando tudo se alinhou aos valores e propósitos da dupla, juntos chegaram ao sonho de Dani: de um inusitado e inesperado encontro com o chef Matthew Kenney (ídolo da Dani), eles se tornaram a marca do americano aqui no Brasil.

Em 2019 o casal abriu o Plant Made em São Paulo. Por eles tido como a porta de entrada para uma expansão de consciência alimentar, o restaurante tem como única e exclusiva premissa levar a comida plant-based aos mais variados paladares (de carnívoros a veganos). Como eles mesmos definiram no papo, o único ativismo do salão que funciona na Vilaboim é a comida boa e cheia de graça.

Através dela podemos quebrar paradigmas e mostrar que é possível comer um brownie de batata doce e aquafaba sem abrir mão do sabor e prazer, contou Fabio.

Para 2020 o plano era abrir a nova—e primeira—cloud kitchen vegana do Brasil, a Green Kitchen. Empreendimento que se concretizou enquanto São Paulo se preparava para o isolamento social, e já leva "indulgências" para diversos bairros de São Paulo. A cozinha que opera em Perdizes alcança o raio de delivery dos aplicativos de entrega e conta não só com pratos do Plant Made como também oferece um novo leque de opções como meatless burgers e pizzas veganas de fermentação natural.

O momento é de otimismo: em meio à pandemia, eles entendem que

talvez nem voltemos com a operação de salão do Plant Made. Hoje nossa atenção está 100% voltada à Green Kitchen.

O Plant Made não deixará de ser a estensão deles enquanto indivíduos. Aliás, foi lá que eles começaram um trabalho localizado de mostrar que a comida plant-based pode ir além do "verde" sem graça. Contudo, com a Green Kitchen, os planos são maiores: levar o hamburguer, a pizza de domingo, e pratos que fazem parte da memória afetiva do brasileiro—compostos por ingredientes naturais, limpos, com menos impacto ambiental, e com uma variedade de laticínios e carnes vegetais de produção própria—para todo o Brasil.

Essa produção própria, aliás, é uma grande novidade: desenvolvendo novas tecnologias a nova empreitada do casal é oferecer lojas de açougue 100% veganas onde o cliente pode comprar carnes vegetais—de variados cortes e tipos—ao kilo.

A vida é isso não é mesmo?! Vamos trilhando os caminhos que nos são apresentados… e no empreendedorismo não poderia ser diferente. "O mundo é de que vem vai".

Written by

Somos um coworking de inovação, geração de conteúdo e networking para empresas e pessoas trabalhando por um sistema alimentar mais eficiente.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store