Embalagens e sustentabilidade

BIOMA FOOD HUB
5 min readJul 2, 2020

por Food Ventures

Funções das embalagens — por Food Ventures

Foi-se o tempo em que as embalagens eram tidas apenas como algo de importância estética para chamar atenção dos clientes.

É claro que o design das embalagens ainda é um fator primordial para que o produto seja referência no mercado e atinja seu consumidor alvo, mas outras funções como segurança e conservação dos alimentos e preservação da vida em prateleira também são levadas em conta.

Além disso, as embalagens são o grande “carro chefe” de uma nova demanda: clean label. Derivada de um movimento atual onde procuramos consumir de forma mais saudável, eliminando alimentos ultraprocessados e embalagens que não são biodegradáveis, a tendência do clean label sugere rótulos simplificados para os produtos, com poucos ingrediente e sem nomes complicados.

Sustentabilidade e meio ambiente

Dentro dessas novas tendências que permeiam a vida do consumidor moderno, a tendência da sustentabilidade é a que vem ganhando mais força.

Com pesquisas rápidas na internet não é difícil entender porque o plástico se tornou um dos maiores inimigos do meio ambiente: estima-se que, em 2017, a produção global cumulativa de plástico chegou a 8,3 bilhões de toneladas, e existe a possibilidade de que esse número aumente em 34 bilhões de toneladas até 2050.

Se a embalagem tem como função englobar aspectos econômicos, sociais e ambientais, a escolha dela para um produto e/ou uma marca nunca será simples. Ao mesmo tempo que procura-se a minimização dos impactos ambientais, também é importante priorizar o acesso, preservação e conservação do produto embalado.

Outro aspecto a se notar é o ciclo de vida da embalagem. A indústria deve se atentar não só à implementação de embalagens recicláveis (destino final), por exemplo, mas também se todo o processo de fabricação (destino inicial) é limpo.

Webinar e o que absorvemos disso

Em webinar realizado em parceria com o Bioma Food Hub, abordamos o tema das Cloud Kitchens, food delivery e o que podemos extrair desse esquema, principalmente em tempos de pandemia.

Ao conversarmos com os colaboradores da Papila Deli, cloud kitchen e especialista em delivery de poke, o assunto embalagens e sustentabilidade também foi abordado. Para o pessoal da Papila, a procura por fornecedores que oferecessem opções além do plástico foi fundamental, pois pretendem um dia eliminar 100% o material de sua linha de produção e oferta.

Os fundadores do negócio acreditam que a embalagem feita de materiais sustentáveis pode ser mais cara, porém valem a pena, pois fazem com que o produto oferecido impacte o cliente do momento que recebem a embalagem até a hora de comer a refeição.

Para eles, nos dias de hoje é fundamental que se busque um diferencial e produtos de excelência, pois vivemos em tempos onde existem novas ofertas e soluções inovadoras.

Custo-benefício

Ainda que existam empresas como a Papila Deli, que prefere investir em opções sustentáveis e produtos de excelência, por mais que essas alternativas sejam raras no mercado ou custem mais, sabemos que essa não é a realidade da maioria das marcas e empresas.

Além da dificuldade de encontrar fornecedores com alternativas sustentáveis, que sejam condizentes com o custo de venda para o cliente e com a competição no segmento, muitas empresas simplesmente se recusam a pagar a diferença e priorizar qualidade sobre quantidade.

Será que essas mesmas empresas e marcas se esquecem que o custo mais baixo em materiais volta em forma de mudanças climáticas e problemas de acúmulo de plástico? Parece que sim.

Exemplos de sucesso

Para sermos justos, muitas empresas também têm procurado se atualizarem no quesito sustentabilidade. Seja diminuindo a emissão de gases poluentes, seja investindo em alternativas plant-based, pois a criação de animais em larga escala tem causado danos irreparáveis ao meio ambiente, ou através das embalagens.

A marca Vin Grâce, por exemplo, conseguiu se destacar no mercado de bebidas com seu projeto-conceito de garrafa. Feita de papel texturizado, além de reciclável, ela é leve, o que facilita o manuseio, e também seu custo de produção é menor.

A Carlsberg, empresa dinamarquesa de cerveja, já havia eliminado os anéis de plástico que unem suas latas de cerveja, e, desde o ano passado, vem trabalhando no lançamento de uma garrafa de papel. Isso mesmo! Feitas a partir de fibra de madeira e revestidas com uma camada de polímero, as garrafas de papel ainda estão na fase de pesquisa, mas podemos ver como a ideia é revolucionária.

A Spoontainable é uma marca alemã que fabrica talheres veganos, sustentáveis e comestíveis. Feitos 100% com materiais naturais, todos os produtos são plastic free. Além do apelo visual, que os tornam aparentemente deliciosos, é interessante notar que eles substituem justamente aqueles tipo de talheres que mais ajudam na poluição por plástico no mundo: os descartáveis (ou single use), como as colheres para café e sorvete.

E para finalizar, apresentamos a COCO NUDE, empresa brasileira, também deixou sua marca de inovação no mercado ao lançar uma forma única, e ainda assim natural, de tomar água de coco: sem garrafinhas plásticas, sem conservantes, diretamente da fruta. O consumo do produto é feito diretamente na polpa de coco verde! Além disso, a marca tem o selo Eureciclo, que certifica a logística reversa das embalagens de empresas de todo o Brasil e leva educação ambiental e informação para os consumidores.

Para saber mais sobre embalagens e outros exemplos de marcas e produtos inovadores, confira nossa matéria “Embalagens — o que há de novo e inovador no mercado mundial?”. Conhece outros exemplos? Deixe o feedback nos comentários!

Originally published at http://foodventureshub.com on July 2, 2020.

--

--

BIOMA FOOD HUB

Somos um coworking de inovação, geração de conteúdo e networking para empresas e pessoas trabalhando por um sistema alimentar mais eficiente.