As últimas notícias dos ecossistemas alimentares

Destaque.

The Game Changers
Chegou no Netflix o documentário The Game Changers. O filme idealizado e produzido por James Wilks com co-produção executiva de James Cameron, Arnold Schwarzenegger, Novak Djokovic entre outros, tem a intenção de mostrar para o público que uma dieta plant-based não só é segura para qualquer indivíduo como é um estilo de vida adotado por diversos atletas profissionais de alto rendimento. Do ultramaratonista Scott Jurek ao atleta de força Patrik Baboumian, o documentário relata como foi, para cada um deles, transicionar para uma dieta 100% à base de plantas e como essa mudança afetou positivamente seus desempenhos nas mais diversas provas.

Farofa do Brasil — 24 a 27 de outubro
Segue acontecendo no Memorial da América Latina a feira Farofa do Brasil. Ponto alto para os interessados em sistemas alimentares são os ciclos de palestras — diversos especialistas falam sobre alimentação por diversas óticas: biodiversidade, segurança, tecnologia e nutrição. A entrada é gratuita. -Farofa do Brasil- Consumo e Cultura.

O futuro da carne: seu consumo está mesmo em declínio?
A Euromonitor International conduziu uma pesquisa sobre o real futuro do consumo da carne animal. Em recente webinar, Tom Rees, gerente de Indústria para Alimentos e Nutrição, coloca em slides, gráficos e análises geográficas como a venda de carnes animais vem crescendo nos últimos anos. Há uma importante variável entre os tipos de carnes — frescas e processadas — , o tipo de animal em determinados países — porco na China e aves nos Estados Unidos, Brasil e México — e, ainda, a ascenção social de determinadas comunidades. Apesar de as vendas de produtos alternativos estarem aumentando e movimentando um novo e promissor mercado, principalmente nos países desenvolvidos onde a atenção à ética, aos impactos ambientais, e saudabilidade estão em voga, ainda existem barreiras orçamentárias, de regulamentação e de aceitação para uma grande parcela da população mundial. -Euromonitor International-

Assista:
Unbroken Ground_Yvon Chouinard e Patagonia Provisions
Circulou pela internet nas últimas semanas uma matéria da Fast Company com o empresário e ativista fundador da marca de roupas e acessórios outdoor Patagonia Yvon Chouinard. Dono de uma filosofia de vida traduzida por sua marca, Chouinard vem ganhando ainda mais visibilidade meio às questões ambientais e climáticas enfrentadas atualmente. Ele não mede esforços para integrar o time de corporações atuando de forma positiva no cenário global e transitório que vivemos.
Dentre suas iniciativas está o Patagonia Provisions: braço da organização comprometido com geração de conteúdo inovador e aprofundado sobre a produção, distribuição e consumo de alimentos — e seus efeitos nas mudanças do clima. Um deles é o Unbroken Ground — curta de 26 minutos que você pode assistir aqui.

Bens de Consumo Embalados e Restaurantes.

Teva: o único restaurante certificado pelo SIstema B do Brasil
Em entrevista ao Projeto Draft, Daniel Oelsner, sócio-fundador do restaurante Teva, que abriu filial em São Paulo em abril desse ano, conta que deixa de faturar até trinta mil reais por mês por não vender água engarrafada. “Somos uma marca conectada com o planeta (…) precisamos encontrar formas de não esgotar os recursos naturais”, diz ele. -Projeto Draft-

Giuseppe: o algoritmo da NotCo
Head de vendas da NotCo, Giuliana Vespa, falou ao FT1 sobre como o algoritmo desenvolvido pela empresa navega as mais de 300 mil plantas comestíveis biodisponíveis para replicar sabores do mundo animal a partir do reino vegetal. -FT1.com.br-

Agricultura.

Brasil Sem Veneno — Da agroecologia aos agrotóxicos
Duas organizações independentes de jornalismo, O Joio e o Trigo e De Olho nos Ruralistas lançaram a campanha Brasil Sem Veneno, no Catarse, para arrecadar fundos e desenvolver uma investigação multimídia sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde do brasileiro.

Pink Farms: fazenda vertical na Vila Leopoldina
Na semana passada o Bioma Food Hub esteve na fazenda vertical urbana Pink Farms. Em visita similar, a StartAgro conta em mais detalhes a história e atuação da produtora de micro greens e hortaliças urbanas. -StartAgro-

Somos um coworking de inovação, geração de conteúdo e networking para empresas e pessoas trabalhando por um sistema alimentar mais eficiente.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store